INSTRUÇÕES DE COLETA

Confira os procedimentos que você deve seguir para a realização dos exames.

Urina 24hs:

• Ao acordar, desprezar a primeira urina da manhã e começar a colher a partir da segunda rigorosamente todas as micções. Caso aconteça de esquecer de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciá-la novamente no dia seguinte. Colher toda a micção e também, integralmente, a primeira micção do dia seguinte, utilizando sempre o recipiente fornecido pelo laboratório.
  • Comentários:

• É fundamental que seja entregue ao laboratório toda a amostra de urina de 24 horas.
  • Qualquer erro nesta coleta implicará em erros nos resultados.
  • Evitar fazer a coleta em dias nos quais haja mudança nos seus hábitos (dieta, exercícios físicos, stress, etc.).
  • Coprocultura

• Colher as fezes pela manhã;
  • Evacuar em recipiente limpo e seco;
  • Transferir uma porção das fezes para o frasco fornecido pelo laboratório;
  • Enviar ao laboratório em até 1 hora as fezes recém emitidas, não refrigerar, manter em temperatura ambiente.
  • Comentários:

• Não coletar fezes em contato direto com fraldas, papel higiênico e vaso sanitário;
  • Não colher fezes em contato com papel de toalete, pois estes contém sais de Bário (inibidor de crescimento para alguns patógenos).
  • Interferentes:

• Frascos sujos ou com resíduos de sabão e medicamentos;
  • Amostra contaminada com urina;
  • Transporte e armazenamento inadequado.
  • Espermograma

1. Coletar o material por masturbação em frasco estéril.

2. Para o espermograma, deve-se estar com abstinência sexual de 4 a 5 dias ou de acordo com orientação de seu médico. Deve-se coletar o material no laboratório, não sendo permitido realizar coleta em casa ou Postos.

3. Para espermocultura ou análises bioquímicas no esperma não há necessidade de abstinência sexual. Pode-se coletar em casa.

4. Coletar todo o volume de uma ejaculação, não colher em preservativos, não usar lubrificantes e não colher através de coito interrompido.

Sangue Oculto (pergunte para realizar sem a dieta)

• Não ingerir medicamentos que contenham: Ácido Acetil Salcilico; Vitamina C; Salicilatos; Esterróides; Ferro.
  • Não alimentar-se de: Nabo, Rabanete e Carnes Cruas.
  • É permitido comer em pequenas quantidades: Carne de frango; Enlatados; Amendoim; Farelo de cereais (Trigo, Aveia, Etc.)
  • É permitido alimentar-se à vontade: Vegetais (cru ou cozido); Alface; Espinafre ou milho. Frutas: Ameixa; Uva; Maça.
  • Coleta de Urina

• A urina coletada deve ser a primeira da manhã. Se não for possível, é necessário permanecer sem urinar por pelo menos 2 horas antes de colher a amostra.
  • Feminino:

• Lavar Genitália com água e Sabão. (Não usar sabonete antisséptico);
  • Enxugar bem a parte externa do aparelho gênito-urinário;
  • Desprezar a primeira urina e em seguida urinar diretamente no frasco, com volume mínimo de 20ml de urina;
  • Fechar o frasco cuidadosamente e enviar imediatamente ao laboratório. Se não for possível envia-lo imediatamente ao Laboratório, conservar por até 3 horas em refrigerador;
  • Não utilizar cremes e medicamentos usados na vagina, pois podem interferir no resultado do exame. Quando o paciente tem corrimento vaginal é importante tomar cuidados especiais para não contaminar a urina.
  • Masculino:

• Usando gaze embebida em sabão neutro fazer a higiene da glande;
  • Enxaguar com gaze umedecida;
  • Desprezar o primeiro jato urinário no vaso sanitário e coletar o jato médio diretamente no frasco;
  • Tampar, identificar e encaminhar ao Laboratório.
  • Coleta de Escarro

• A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da ingestão de alimentos sólidos ou líquidos;
  • Deve-se colher o escarro, não a saliva. Inspirar profundamente e tossir procurando expectorar a quantidade máxima de secreção das vias aéreas baixas;
  • Colher o escarro, através da tosse, de modo que o material venha "do peito" e não da garganta, diretamente em frasco estéril fornecido pelo laboratório;
  • Tampá-lo imediatamente;
  • Para pessoas com expectoração escassa, recomenda-se o aumento de ingestão líquida no dia anterior ao exame;
  • O material deve ser entregue ao laboratório em até 2 horas.
  • Coleta de Urina 1º Jato

• Coletar a 1ª urina da manhã ou após 2 horas sem urinar;
  • Coletar o 1º jato urinário (o mínimo possível ? 10mL) no frasco e desprezar o jato médio e final;
  • Fechar o frasco e colar a etiqueta de identificação;
  • Encaminhar para o laboratório o mais breve possível;
  • Mulheres em período menstrual devem colocar um absorvente interno antes da coleta, para evitar a contaminação;
  • Após o uso de contraste radiológico, aguardar 48 horas para fazer a coleta.