DÚVIDAS FREQUENTES

Dúvidas são bastante comuns na hora de realizar um exame. Caso você tenha alguma, veja se ela está na lista abaixo.

Caso a sua questão não seja solucionada por aqui, entre em contato pelo Fale Conosco.

Quais os tipos de amostras para Análise?

Sangue; Urina; Fezes; Escarro; Esperma; Secreção Uretral; Conteúdo vaginal; Saliva; Secreções; Entre outros.

Como procede a coleta de sangue?

Para coleta de sangue, na maioria dos testes é necessário que esta seja realizada com o paciente em jejum. Os materiais utilizados para a coleta de sangue são totalmente descartáveis, não havendo qualquer possibilidade de contaminação ou transmissão de doenças.

Posso fumar ou ingerir bebidas alcoólicas antes de realizar a coleta?

Não. O fumo interfere principalmente nos exames de agregação plaquetária e curva glicêmica. As bebidas alcoólicas interferem principalmente nos exames de triglicérides

Remédios interferem em exames laboratoriais?

Sim, alguns remédios como os antibióticos e os antiinflamatórios podem alterar os resultados, pois interferem nos testes de coagulação do sangue. Até a Aspirina e todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses podem também diminuir os valores totais de tiroxina ou T4, um dos hormônios da tireóide. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, comunique a recepcionista antes da coleta e realização do exame.

Em exames de urina, devo desprezar o primeiro jato antes de realizar a coleta?

Sim. Algumas células e secreção podem estar presentes na uretra. O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Para análise de possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio.

Posso fazer exame de sangue com gripe, febre ou resfriado?

Sim. Em alguns casos o exame é solicitado exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por prevenção, consulte o seu médico ou a recepcionista antes de fazer o exame.

Menstruação interfere nos resultados?

Em exames de urina sim. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina. Em exames de sangue não há qualquer interferência. Porém, é fundamental informar seu médico em que período do ciclo o seu exame foi realizado. As mesmas instruções devem ser seguidas se caso fazer uso de Cremes e óvulos vaginais.

Esforço físico interfere nos exames?

Para alguns exames sim. Por exemplo, os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação.

Água "quebra" o jejum?

Não. Mas deve ser tomada com moderação, pois o excesso interfere nos exames de urina. Mas atenção, caso seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.

Por que quando se coleta sangue para exames, às vezes o local fica roxo?

Isto se chama hematoma, que é o extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; ou pelo fato do paciente estar usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.

Quais as formas de se obter o resultado?

Independentemente de o exame ser realizado como particular, plano de saúde ou convênio, os resultados podem ser retirados pessoalmente, em nossas unidades de atendimento ou em nosso site. Também outra pessoa que esteja portando o comprovante de coleta pode retirar os resultados. Por questões éticas e de segurança, os resultados via telefone ou fax serão fornecidos somente ao seu médico. No entanto, você pode solicitar que o resultado seja enviado diretamente ao médico. Para isto basta informar a recepcionista

Exames podem ser coletado à tarde ou à noite?

Alguns, não. Por exemplo, dosagens de: Cortisol, Ferro, ACTH e TSH devem ser realizados pela manhã, porque ocorrem variações durante o dia. Existem exceções, e algumas vezes a própria solicitação do médico pede a coleta em horários diversos.

Exames que pedem jejum têm de ser colhidos pela manhã?

Nem todos. Desde que respeite o tempo estipulado de jejum, na maioria podem ser colhidos inclusive à tarde, sem problemas para o resultado. Solicitar informações com as recepcionistas do Laboratório.